"No entanto, fiz sobrar sete mil em Israel, todos aqueles cujos joelhos não se inclinaram diante de Baal e todos aqueles cujas bocas não o beijaram". (1 Reis 19:18)

Nesta história percebemos algo muito semelhante aos dias atuais.

O desânimo tomou conta do profeta Elias logo após ele desafiar o sistema corrompido, o rei Acabe foi um homem corrompido desviando-se dos preceitos de Deus. Casou-se uma mulher pagã chamada Jezabel, uma princesa fenícia e filha de Etbaal, rei dos sidônios.

Seu nome significa "Baal exalta, ou Baal é marido" ou seja, uma mulher depravada, com aliança malígna com um deus pagão, não respeitava os valores da fé de Israel. Acabe, que se mostrou promíscuo e fraco, deixando-se dominar pela mulher de forte personalidade.

Ela era uma sacerdotisa se denominava porta-voz dos deuses. Isso a "categorizava" como profetisa. Sua influência foi apoiada pelo rei Acabe, e cresceu superando os próprios rabinos e sacerdotes, submetendo-os as suas ordens. Israel, que antes  adorava soemente ao DEUS VERDADEIRO, passou a adorar Baal.

Jezabel cresceu politicamente e ordenava sobre os sacerdotes, obrigando os próprios sacerdotes de Isarel a cultuar a Baal. Suprimiu os rituais mosaicos, Jezabel passou a cultuar Baal de forma ostensiva e dominadora, sacrificando crianças em nome da santidade e inocência. Sua atuação mística superava as expectativas dos Israelitas que aceitavam tudo de forma normal.

Jezabel continuou a adorar os deuses fenícios, mas não se limitou a isso, pois queria combater o Deus de Israel e perseguir todos os seus seguidores. Recorreu ao dinheiro do tesouro público, no templo de Israel, para sustentar os 450 profetas.

E todos esse sitema CORRUPTO, que desviava a fé das pessoas, apoiava práticas de aborto sacrificando ao deus moloque, e ainda DESVIANDO dinheiro público do Templo para sustentar seus apoiadores. Foi nesse cenário que o profeta Elias se levanta, contrariando essa perversidade e declarando os erros do governo de Acabe e sua mulher.

Claro que ele não teve muito apoio, pois "ninguém" quer contrariar o sitema, e além de tudo, as pessoas só queriam saber do bem delas, da vida delas, é como se valesse aquela máxima do ditado dos nosso dias, "farinha pouca, meu pirão primeiro." Em outras palavras: "Não estou nem aí se estão roubando, matando, apoiando o mau contra crianças, o importante é meu prato ter comida!

Mas o homem de Deus desafio aquele sistema, o que ele queria era provar para Israel que eles estavam se desviando do caminho de Deus e que só havia (e há) SOMENTE UM  DEUS!

Seu desafio aos 450 profetas de Baal era o seguinte; O Deus verdadeiro responderia com fogo as orações em resposta ao sacrifício feito. E lógicamente quando os profetas de baal oraram não aconteveu nada, e quando Elias orou O FOGO DESCEU!

Porém o resultado que ele esperava tanto na mente das pessoas para que elas dispertassem e reconhecessem o verdadeiro Deus, assim como uma mudança naquele governo, NÃO ACONTECEU!!!

Isso causou um grande desânimo em Elias, e temendo pela sua própria vida, "saiu do país" e foi para o deserto. Cansado, deitou em baixo da sombra de uma árvore, porém antes de dormir, ele orou a Deus pedindo a morte! (1 Reis 19:4)

Dá pra imaginar a frustração desse homem de Deus? A tristeza dele diante daquele resultado? Isso lhe parece com algo nos dias de hoje?

Porém Deus envia um anjo, que assa um pão em brasas quentes e um jarro de água, Ele come e bebe, porém ainda levado pelo desânimo volta a dormir. (leia os vs 5 e 6)

*(Nota pastoral; Cuidado com o desânimo, ele é contagiante!)

Mas o anjo, toca nele, orienta ele a comer e beber para seguir viagem, continuar a sua vida, seguir em frente! (Vers. 7 )

Ele então segue viagem, mas provavelmente fica alimentando aqueles pensamentos de frustração e acaba desanimando de novo depois de um tempo (40 dias), e isso o faz se esconder em uma caverna no monte Horebe. (Vers. 9 e 8)

Ali ele se esconde por um tempo, mas Deus não queria que ele ficasse assim, Deus queria ele na "ativa", Deus queria usar ele ainda, com audácia e coragem. Deus ainda tinha planos e missões pra ele!

*(Nota pastoral; Deus ainda quer te usar!)

Então Deus pergunta porque ele esta agindo assim!?

Sua resposta foi a seguinte; "Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me". (1 Reis 19:10)

em outras palavras; tenho defendido valores, procurado defender o que é certo, ta todo mundo corrompido e só resta eu, e agora estão me perseguindo!

*(Nota pastoral) as vezes parece que estamos lutando sozinho e que não está adiantando nada!

Então Deus manifesta alguns poderes sobrenaturais sobre aquele monte; vento, fogo, terremoto, porém a Bíblia diz que DEUS NÃO ESTAVA NAQUELES SINAIS. (Vers. 11 e 12 )

*(Nota pastoral; Quantas vezes ficamos esperando GRANDES SINAIS, pensando que Deus está somente nestes GRANDES SINAIS!?)

O texto nos mostra que Deus estava na brisa suave e tranquila. (Veja o vers 12)

*(Nota pastoral; Fique tranquilo, Deus está na tranquilidade da brisa suave, CREIA! Não se deice abater pelos resultados aparentemente negativos. Não se deixe levar pelos deboches e sarcasmos, e nem responda na carne ninguém que vier lhe afrontar, lembre-se; DEUS ESTÁ NA BRISA SUAVE DA TRANQUILIDADE. Talvez você queira me perguntar; "- Mas que tranquilidade pastor?" Eu te respondo; "A TRANQUILIDADE DE CONFIAR EM DEUS, DESCANSAR NELE E SABER QUE ELE É O SENHOR DA HISTÓRIA, ELE SEMPRE PREVALECE!)

Por fim; Elias sai da caverna, mais ainda questiona a Deus novamente;

"Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me".(1 Reis 19:14)

Deus o responde dizendo; Volte pelo caminho por onde veio... (1 Reis 19:15)

Deus está falando pra você; Volte pra luta! Volte pro jejum que você estava! Volte pras orações! Volte pra igreja! Volte, volte e volte!

E Deus ainda acrescenta; "No entanto, fiz sobrar sete mil em Israel, todos aqueles cujos joelhos não se inclinaram diante de Baal e todos aqueles cujas bocas não o beijaram".(1 Reis 19:18)

Aleluia, que palavra maravilhosa! 

Isso quer dizer que ao contrário do que Elias pensava, que estava sozinho, que era o único que ainda defendia os valores da fé, Deus o responde mostrando que ainda haviam 7.000 mil homens valorosos e de princípios.

Você precisa olhar pelo lado positivo de tudo. Ainda existem pessoas valorosas, que respeitam e temem os valores bíblicos, que não apoiam o aborto, que são contra a roubalheira, a promíscuidade etc. Assim como você que teme a Deus.

Portanto siga em frente, siga sua vida, siga em fé, Deus tem planos pra você e com você!

E terminando essa história; Deus ainda usou Elias para ungir um futuro rei para Israel (vers. 16),  e ainda fez um discípulo, o futuro profeta Eliseu! (Vers. 21)

Glória Deus - Deus é O Senhor da hostória!

Deseja Fazer parte?

Entre em contato conosco.